De onde vem a sua dor nas costas?

De acordo com levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor nas costas atinge cerca de 80% das pessoas em algum momento da vida, portanto, pode ser considerada uma questão de saúde pública na qual governos, comunidade médica e sociedade precisam se preocupar.


Conheça as principais causas da dor nas costas e saiba quando buscar ajuda para erradicar esse problema de uma vez por todas da sua vida!


Existem dois tipos de lombalgia


Atualmente, reconhecemos dois tipos distintos de lombalgia: a aguda a e crônica. O que as diferenciam, basicamente, são seus períodos de duração.


A lombalgia aguda possui duração variada de 4 a 6 semanas, já as crônicas são aquelas que duram mais do que 12 semanas. O pico de incidência desse problema de saúde se dá entre os 30 e 55 anos de idade.


As lombalgias agudas não estão relacionadas a fatores pré-definidos, e geralmente ocorrem após algum esforço físico excessivo e anormal. Já as do tipo crônico, de maneira comum, possuem algum fator específico de causa, tal como a manutenção de postura incorreta por longos períodos no ambiente de trabalho, por exemplo.


Principais causas da dor nas costas


As causas da dor nas costas possuem diferentes origens e não são específicas nem para homens, nem para mulheres, ou seja, ambos os sexos podem ser afetados de maneira igualitária.


De modo comum, as principais causas da dor nas costas são:


  • Ficar na mesma postura por muito tempo;

  • Esforços repetidos;

  • Traumas como pancadas localizadas ou quedas;

  • Posição no ambiente de trabalho;

  • Alterações anatômicas, como bico de papagaio, lordoses ou escolioses;

  • Artrite;

  • Artrose;

  • Osteoporose;

  • Alterações genéticas;

  • Presença de alguma doença neurológica como fibromialgia ou esclerose lateral amiotrófica;

  • Tumores;

  • Infecções ou inflamações localizadas;

  • Excesso de peso;

  • Sedentarismo.


Principais sintomas de lombalgia


A própria dor acaba por ser um sinal clássico desse tipo de problema. No entanto, alguns outros sintomas bastante específicos podem surgir, dentre eles, a dor logo acima dos glúteos, contratura e tensão muscular na região afetada, dando aquela sensação de coluna travada, além da incapacidade de se manter na mesma posição durante longos períodos de tempo.


Autocuidado pode ser perigoso


Como as causas da dor nas costas podem ser as mais variadas, é relativamente comum que os incômodos variem de intensidade, mas nunca desapareçam por completo. A cultura do brasileiro mostra que a maioria das pessoas sempre busca alguma alternativa para amenizar dores por conta própria, sem antes conversar com um médico ou pedir ajuda profissional.


Fazer uso de compostos naturais ou homeopáticos, como pomadas anti-inflamatórias e analgésicas estão entre as maneiras mais comuns que muitos utilizam para diminuir a incômoda sensação de dor nas costas por conta própria.


Além disso, embora não seja recomendado, muitas pessoas se automedicam, fazendo uso de farmacológicos com a intenção de diminuir os variados tipos de incômodos causados pela dor nas costas


Buscar profissionais capacitados é essencial


Se você sofre com dor nas costas há algum tempo, é essencial buscar por profissionais capacitados para identificar e tratar das causas desse problema. Nós da Fisioresolut somos especialistas em tratamento de coluna e, certamente, podemos lhe oferecer mais qualidade de vida e bem-estar.


Siga-nos no Instagram e saiba onde nos encontrar!

Estamos na Vila Leopoldina

Av. Queiroz Filho, 1700, Torre E,

Sala 713, São Paulo - SP

(11) 2619-8007 ou (11) 96460-2287