top of page

Fisioterapia pós-operatória


Quem passa por um procedimento cirúrgico não vê a hora de retomar sua rotina o quanto antes. E uma das recomendações essenciais para facilitar esse processo é a fisioterapia pós-operatória. Confira neste conteúdo da Fisioresolut qual a importância desse tratamento e quais os principais benefícios na recuperação dos pacientes.


O processo pós-operatório


As técnicas cirúrgicas estão cada vez mais avançadas, o que permite intervenções menos invasivas em pacientes. Ainda assim, os processos de recuperação podem variar de acordo com a natureza da cirurgia, por isso, todo período pós-operatório atende às seguintes fases:


· Inflamatória: 1 a 10 dias;

· Cicatrização: 11 a 20 dias;

· Remodelagem: a partir de 21 dias.



A importância da fisioterapia pós-operatória


O processo de fisioterapia neste momento pode auxiliar no seu rápido restabelecimento e na recuperação da musculatura, que é naturalmente prejudicada em muitos casos.

A ausência de um acompanhamento fisioterapêutico pode fazer com que muitos pacientes recém-operados retornem às suas atividades de trabalho ou esportivas sem o devido preparo, o que pode não apenas retardar o processo de recuperação como ocasionar novas lesões.


Assim, o fisioterapeuta tem como função principal reabilitar o paciente para que este tenha qualidade de vida e retome sua rotina de maneira saudável e segura. Para isso, é essencial que este profissional oriente o reabilitado, transmitindo a segurança necessária para que ele tenha consciência da importância de realizar adequadamente o tratamento e os exercícios a fim de obter os melhores resultados.


Para quais cirurgias a fisioterapia é necessária?


No âmbito das cirurgias ortopédicas, todas necessitam de um pós-operatório adequado para uma boa evolução e retorno da função. E cada tipo de procedimento pede uma conduta terapêutica específica.


Como iniciar a fisioterapia pós-operatória


Antes, é necessário que o paciente passe por uma avaliação criteriosa com o fisioterapeuta, que deverá ter acesso às informações prévias como o histórico médico e outros dados do paciente. A partir daí, poderá desenvolver um acompanhamento terapêutico personalizado.


Vantagens da fisioterapia pós-operatória


Os resultados podem ser sentidos pelos pacientes a depender da necessidade de cada um. Mas, de modo geral, podemos ressaltar os seguintes benefícios:

· Redução dos dias de internação, em casos de pacientes hospitalizados.

· Recuperação / melhora da mobilidade;

· Diminuição da dor e dos processos inflamatórios;

· Ótimo custo-benefício, uma vez que reduz o período de internação, além do uso excessivo de medicamentos;

· Diminuição de edemas através de técnicas como a drenagem;

· Segurança para realização de movimentos;

· Melhora da condição muscular ;

· Retorno seguro às atividades do dia-dia ou esportes.


Viu como a fisioterapia pós-operatória pode fazer a diferença para a uma recuperação saudável e segura? A equipe de fisioterapeutas da Fisioresolut utiliza diversas técnicas personalizadas de acordo com as necessidades e limitações de cada paciente. Entre em contato conosco e marque já a sua avaliação!




Comments


bottom of page