Quem passa por um procedimento cirúrgico não vê a hora de retomar sua rotina o quanto antes. E uma das recomendações essenciais para facilitar esse processo é a fisioterapia pós-operatória. Confira neste conteúdo da Fisioresolut qual a importância desse tratamento e quais os principais benefícios na recuperação dos pacientes.
O processo pós-operatório
As técnicas cirúrgicas estão cada vez mais avançadas, o que permite intervenções menos invasivas em pacientes. Ainda assim, os processos de recuperação podem variar de acordo com a natureza da cirurgia, por isso, todo período pós-operatório atende às seguintes fases:
· Inflamatória: 1 a 10 dias;
· Cicatrização: 11 a 20 dias;
· Remodelagem: a partir de 21 dias.
A importância da fisioterapia pós-operatória
O processo de fisioterapia neste momento pode auxiliar no seu rápido restabelecimento e na recuperação da musculatura, que é naturalmente prejudicada em muitos casos.
A ausência de um acompanhamento fisioterapêutico pode fazer com que muitos pacientes recém-operados retornem às suas atividades de trabalho ou esportivas sem o devido preparo, o que pode não apenas retardar o processo de recuperação como ocasionar novas lesões.
Assim, o fisioterapeuta tem como função principal reabilitar o paciente para que este tenha qualidade de vida e retome sua rotina de maneira saudável e segura. Para isso, é essencial que este profissional oriente o reabilitado, transmitindo a segurança necessária para que ele tenha consciência da importância de realizar adequadamente o tratamento e os exercícios a fim de obter os melhores resultados.
Para quais cirurgias a fisioterapia é necessária?
No âmbito das cirurgias ortopédicas, todas necessitam de um pós-operatório adequado para uma boa evolução e retorno da função. E cada tipo de procedimento pede uma conduta terapêutica específica.
Como iniciar a fisioterapia pós-operatória
Antes, é necessário que o paciente passe por uma avaliação criteriosa com o fisioterapeuta, que deverá ter acesso às informações prévias como o histórico médico e outros dados do paciente. A partir daí, poderá desenvolver um acompanhamento terapêutico personalizado.
Vantagens da fisioterapia pós-operatória
Os resultados podem ser sentidos pelos pacientes a depender da necessidade de cada um. Mas, de modo geral, podemos ressaltar os seguintes benefícios:
· Redução dos dias de internação, em casos de pacientes hospitalizados.
· Recuperação / melhora da mobilidade;
· Diminuição da dor e dos processos inflamatórios;
· Ótimo custo-benefício, uma vez que reduz o período de internação, além do uso excessivo de medicamentos;
· Diminuição de edemas através de técnicas como a drenagem;
· Segurança para realização de movimentos;
· Melhora da condição muscular ;
· Retorno seguro às atividades do dia-dia ou esportes.
Viu como a fisioterapia pós-operatória pode fazer a diferença para a uma recuperação saudável e segura? A equipe de fisioterapeutas da Fisioresolut utiliza diversas técnicas personalizadas de acordo com as necessidades e limitações de cada paciente. Entre em contato conosco e marque já a sua avaliação!
Commentaires