A gravidez é um momento de grandes transformações. Todo o corpo da mulher se prepara para que o desenvolvimento do bebê ocorra de maneira segura e saudável.
Por outro lado, tantas mudanças também trazem alguns desconfortos e dores, mas que podem ser suavizados com alguns procedimentos como a fisioterapia paraa gestantes. Saiba mais neste conteúdo da Fisioresolut.
Fisioterapia e saúde da mulher
Sabemos que a condição reprodutiva da mulher altera a sua estrutura física, promovendo alterações em várias regiões como o aumento da pelve e uma sobrecarga maior nas articulações.
À medida em que a gestação avança, fatores como o crescimento do feto e alterações hormonais com o tempo geram ainda mais sobrecarga, sobretudo na coluna lombar. E é nesse contexto que a fisioterapia pode amenizar e muito os incômodos e certas limitações físicas decorrentes da gestação.
A fisioterapia também pode ajudar a prevenir possíveis problemas de circulação, geralmente causados pela pressão do útero sobre os vasos sanguíneos, que em casos mais graves podem evoluir para complicações como edemas e até trombose.
Fisioterapia para gestantes: qual a importância?
No geral, o tratamento fisioterapêutico é benéfico a todas as gestantes. Mesmo em gestações de risco a fisioterapia é recomendada para amenizar os efeitos geralmente causados pela necessidade de repouso absoluto como a estabilização do fluxo sanguíneo no útero.
A atividade também minimiza impactos comuns da gravidez como ansiedade, dores e inchaços. Além disso, promove a consciência corporal e traz relaxamento e bem-estar.
Fisioterapia para gestantes e Fisioterapia Pélvica: existe diferença?
Muitas pessoas confundem e acham que a fisioterapia para gestantes e a fisioterapia pélvica são o mesmo tratamento, mas há algumas diferenças.
Em gestantes, a fisioterapia pélvica tem como objetivo trabalhar a musculatura pélvica, evitando problemas como perdas miccionais e fortalecendo o períneo para que haja mais dilatação na hora do futuro trabalho de parto.
Por outro lado, na fisioterapia para gestantes, ao longo de toda a gravidez o corpo da mulher passará por procedimentos fisioteapêuticos que visam fortalecer os grupos musculares, ligamentos e articulações. Nas semanas finais da gestação, os exercícios passam a ser mais focados no trabalho de parto que se aproxima, deixando a gestante mais segura e preparada para este momento.
Benefícios da fisioterapia para gestantes
· Redução de dores;
· Melhora na postura;
· Fortalecimento do assoalho pélvico;
· Melhora da pressão sanguínea;
· Redução de inchaços;
· Diminuição de caimbras;
· Alívio de desconfortos nas pernas e lombar.
Viu como a fisioterapia para gestantes é importante para deixar as futuras mamães mais seguras e prepará-las fisica e psicologicamente para este momento tão especial? Na Fisioresolut temos uma equipe especializada que poderá atender as necessidades específicas de cada gestante. Entre já em contato conosco!
Comments