top of page

Hérnia de Disco: sintomas para ficar atento




Muito comum, a hérnia de disco é um tipo de lesão que afeta com frequência a região lombar dos indivíduos e costuma causar dor, mas pode aparecer ao longo de toda a coluna, como a torácica ou cervical. Ela pode surgir por diversas razões e demanda que o paciente inicie o tratamento rapidamente a fim de melhorar a sua qualidade de vida. Mas você sabe como reconhecer esse tipo de lesão? Saiba o que é a hérnia de disco e os sintomas mais recorrentes nesse conteúdo da FisioResolut. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas no mundo sofrem de hérnia de disco, mas nem sempre ela é sintomática. Esse tipo de lesão acomete tanto pessoas mais idosas como jovens também.




O que é a hérnia de disco?

Antes de falar o que é a hérnia de disco, cabe explicar um pouco sobre a estrutura da nossa coluna. Ela é formada por vértebras e possui no seu interior a medula espinhal. Existem vértebras cervicais, torácicas e lombares e entre elas ficam os discos intervertebrais, que são compostos de um tecido cartilaginoso e elástico. As principais funções desses discos são evitar o atrito, dar mobilidade para a coluna e amortecer o impacto entre uma vértebra e outra. A hérnia de disco acontece quando os discos intervertebrais sofrem um processo de desgaste e podem pressionar a raiz nervosa ou medula espinhal. As hérnias de disco podem ser classificadas como: hérnia de disco cervical (região do pescoço), hérnia de disco torácica (meio das costas) e hérnia de disco lombar (região mais baixa das costas).



O que provoca a hérnia de disco?

A maioria dos casos de hérnia de disco é provocada em razão do envelhecimento da cartilagem, o consequente enfraquecimento e rompimento da camada externa do disco. Dessa forma, parte do líquido gelatinoso que fica dentro do disco intervertebral é expelido, provocando a hérnia de disco. Ela ainda pode ser causada por outros fatores, como predisposição genética, envelhecimento, sedentarismo, tabagismo, o fato da pessoa carregar ou levantar muito peso, má postura, traumas, obesidade, etc.




Hérnia de disco: sintomas mais recorrente


As dores provocadas pela lesão podem ser de intensidade leve, moderada ou intensa a ponto de incapacitar o paciente. Entre os os principais sintomas da hérnia de disco estão: sensação de formigamento, alteração de sensibilidade, perda de força e dor na coluna. Quando se trata de hérnia na coluna lombar pode haver dor e/ou formigamento na perna, no trajeto do nervo ciático, perda de força em pernas ou pés, alteração no funcionamento da bexiga ou do intestino e cãibras na perna. Quando se trata de hérnia na coluna cervical, podem ocorrer sintomas como dor e/ou irradiação para o braço, dor no pescoço e perda de força nos braços e mãos. E quando for na torácica, pode-se ter dor no meio da coluna ou dor irradiada para as costelas. Cabe ressaltar ainda que a hérnia de disco pode ser assintomática. Se você sentir algum desses sintomas de hérnia de disco, o indicado é procurar um profissional qualificado para te ajudar com o diagnóstico e tratamento. Para isso, deverá ser realizado um exame físico completo que inclui investigar o histórico do paciente, avaliar a coluna vertebral, braços e extremidades inferiores e em alguns casos pode ser indicado exames radiográficos ou ressonância magnética.


Na maioria dos casos a hérnia de disco NÃO é cirúrgica. A fisioterapia é um dos principais tratamentos para o alívio de dor e manutenção da melhora do quadro. Técnicas como terapia manual, exercícios preferenciais e exercícios de fortalecimento, além de educação em dor podem auxiliar durante o tratamento, lembrando que tais técnicas são usadas de acordo com a avaliação feita e necessidade de cada indivíduo. Técnicas como pilates, hidroterapia e acupuntura podem ser bons complementos para o tratamento. Aqui na FisioResolut nós usamos as técnicas específicas para o seu problema a fim de tratar sua condição da melhor forma. Trate a sua hérnia de disco conosco e ganhe mais qualidade de vida. Clique aqui e marque já a sua avaliação conosco!


bottom of page