top of page

O que é dor na lombar e como tratá-la?

Se antes a dor nas costas era um problema que geralmente acometia pessoas mais velhas ou adeptas de determinadas práticas esportivas, hoje sabemos que ele é cada vez mais comum e, mais precisamente quando o incômodo surge próximo à região da bacia como veremos a seguir.

No conteúdo de hoje da Fisioresolut, você vai entender o que é dor lombar, suas causas e as terapias e exercícios mais recomendados para eliminar esse desconforto.



O que é dor na lombar?


A lombar corresponde àquela área mais baixa da coluna, perto da bacia. Essa região é constituída por diversos músculos e ossos essenciais para a maioria de nossos movimentos, desde os mais simples aos mais complexos.

Assim, quando dói, é comum atribuir a sensação exclusivamente à essa região, quando na verdade, o desconforto pode ser um sinal de alerta de um outro problema no corpo.



Possíveis causas para dor na lombar


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, ao menos 80% da população teve ou terá dor na coluna, sendo a dor na lombar o segundo maior motivo de idas ao médico, ficando atrás somente das dores de cabeça.


Muitas doenças podem apresentar o desconforto nesta região como um sintoma. Entre os problemas mais comuns que desencadeiam em dores lombares podemos destacar: levantamento de excesso de peso, má execução de movimentos durante a prática de exercícios físicos, reumatismo, obesidade, sedentarismo, desgaste por envelhecimento e má postura durante a jornada de trabalho. Vale ressaltar que este último foi agravado nos últimos dois anos pela pandemia, quando a maioria da população precisou trabalhar em formato home office, adaptando o espaço doméstico para as atividades profissionais.


Por isso a avaliação clínica por um profissional especializado é imprescindível. Nesta avaliação todas as questões de saúde serão levadas em consideração e então as condutas referentes ao caso será definida.



Alternativas para prevenção


Prevenir é sempre melhor do que remediar. Por isso, se a dor ainda não se instalou, mas você identificou em seu comportamento alguns maus hábitos, ainda é tempo de corrigir com as práticas a seguir:

- Acabe com o sedentarismo praticando atividades físicas regularmente.

- Durma bem. Os efeitos de uma boa qualidade do sono influenciam na saúde de sua coluna. Uma das alternativas é a prática de higiene do sono.

- Elimine vícios como o tabagismo.

- Evite permanecer longas horas numa mesma posição.

- Caso trabalhe sentado(a), tenha uma cadeira que consiga apoiar os pés no chão e tente levantar mais vezes ao longo do dia, não ultrapassando mais de 2h sentado.



Principais sintomas


Quem sofre de dores na lombar geralmente pode observar:

- Dor repentina na região lombar;

- Alguns movimentos intensificam a dor como movimentar amplamente o tronco, sentar e levantar;

- A dor localizada na lombar distende-se para outras áreas como glúteo e pernas.



E quais os melhores tratamentos para dor na lombar?


Assim como o problema pode ter uma série de causas, os tratamentos também vão variar, e muito. Para definir a melhor conduta terapêutica, muitos fatores deverão ser levados em consideração como idade, gênero, peso, profissão, estilo de vida, doenças preexistentes, entre outros. Por isso, faça uma avaliação profisisonal.


Na FisioResolut, clínica especializada em Fisioterapia Ortopédica, o nosso principal foco é sua saúde e bem-estar. Nossa equipe de fisioterapeutas está altamente capacitada para tratar cada paciente e suas necessidades e objetvos individualmente. Saiba mais acessando o nosso site.



bottom of page