top of page

Como tratar entorse de tornozelo?


A entorse de tornozelo é uma lesão comum e que pode ocorrer durante a realização de ações corriqueiras do dia a dia. A depender do grau da entorse, podem ser sentidas dores intensas e o paciente pode ficar impossibilitado de fazer atividades cotidianas. Saiba como é o tratamento aqui nesse conteúdo da FisioResolut.


O que é a entorse de tornozelo e como ela é causada?


A entorse de tornozelo é uma lesão que acontece quando os ligamentos são alongados até se romperem. A torção pode acontecer quando pisamos em falso em um buraco ou degrau, no momento em que estamos praticando algum esporte, em acidentes ou quando nos desequilibramos na rua. O pé gira para dentro, em razão do peso do corpo, e compromete os ligamentos laterais que ficam do lado externo do tornozelo.


A depender da gravidade da lesão, a entorse de tornozelo pode ser de três graus. A entorse de grau 1 é a pequena e mais comum de todas. Ela acontece quando há um estiramento leve e tem como sintoma inchaço na região e sensibilidade. Já a entorse de grau 2 é moderada. A lesão ocorre quando verifica-se uma ruptura parcial do ligamento do tornozelo. O paciente pode apresentar dor, inchaço, contusões e dificuldade para andar. Há ainda a entorse de tornozelo grau 3, que é a mais grave de todas e provoca dores intensas. Ela acontece quando a pessoa sofre com a ruptura completa do ligamento. Os seus sintomas são: sensibilidade, edemas ao redor do tornozelo, muito inchaço e instabilidade.


Somente um ortopedista pode dar o diagnóstico da entorse de tornozelo e verificar o grau da lesão. Geralmente, é feito um exame físico no tornozelo e na área em volta da lesão. Também costuma ser feita uma radiografia na região para investigar se os ossos foram afetados.


O tratamento da entorse de tornozelo


O tipo de tratamento que deve ser aplicado para entorse de tornozelo vai variar em razão do grau da lesão e dos sintomas apresentados pelo paciente. Geralmente, os cuidados iniciais envolvem descanso, uso de gelo, compressão e elevação da perna para ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a dor. Também podem ser receitados medicamentos anti-inflamatórios. Para alguns pacientes, é recomendado que sejam feitas algumas sessões de fisioterapia para ajudar a recuperar a força e melhorar a mobilidade no tornozelo. Já os casos cirúrgicos são raros.


A FisioResoult tem um time de profissionais com expertise em pé e tornozelo. Assim que o paciente chega, ele é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe. Este passo é importantante porque é o que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento.


Em seguida, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, é utilizado um software internacional com sistema em 2D com uma tecnologia que é capaz de detectar quaisquer alterações na funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro de dor ou inflamação.


E, por fim, é aplicado o protocolo de atendimento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em referências científicas.


A FisioResolut atende desde pessoas sedentárias, idosos com quadro degenerativo, "atletas de fim de semana" até praticantes de esportes de alto rendimento. Não há um atendimento padrão para todos os pacientes que chegam aqui. O tratamento vai depender das necessidades e também limitações de cada pessoa, adaptando-se a esses fatores. Venha se tratar conosco e ganhe mais qualidade de vida! Clique aqui para entrar em contato com a FisioResolut!

bottom of page