top of page

5 benefícios da fisioterapia esportiva


Você já ouviu falar em fisioterapia esportiva? Ela consiste em uma prática da medicina muito importante porque serve para prevenir, identificar, tratar e recuperar as lesões provocadas pelo exercício físico. Esse tipo de fisioterapia pode ser utilizada tanto em atletas como em amadores que praticam algum tipo de esporte regularmente. Confira cinco benefícios que a fisioterapia esportiva pode proporcionar aqui nesse conteúdo da FisioResolut.

Primeiramente, vamos abordar alguns pontos essenciais para entender como os profissionais da área de fisioterapia atuam. Eles preparam os atletas para competições, ajudam a prevenir lesões e dores em pessoas que fazem atividades físicas e a recuperar as contusões provocadas pelo esporte. Além disso, o fisioterapeuta esportivo é aquele que vai auxiliar o atleta a atingir o seu potencial máximo, contribuindo para aumentar o seu rendimento.


A fisioterapia esportiva abrange alguns tipos de tratamento variados. A depender do tratamento necessário e da lesão, podem ser aplicadas técnicas de eletroterapia, massoterapia, terapia funcional, terapia manual, entre outras. Agora é hora de falar do que interessa: os 5 principais benefícios da fisioterapia esportiva:


1 Ajuda a promover a realização de atividades físicas de forma mais segura

Como o fisioterapeuta esportivo acompanha o atleta ou o amador de maneira a prevenir contusões e lesões, esse profissional auxilia o indivíduo na melhora de sua condição física proporcionando a ele mais segurança e independência no momento de se exercitar.

2 Oferece um tratamento assertivo

O profissional especializado em fisioterapia esportiva trata diretamente as áreas afetadas pela lesão de uma forma completa, é assegurado suporte desde os primeiros socorros, a aplicação das técnicas adequadas até a reabilitação. Assim, os problemas não voltam a aparecer.


3 Mais qualidade de vida

As técnicas usadas acabam sendo úteis para que as pessoas no geral, inclusive idosos, consigam fazer as suas atividades diárias sem limitações. Além disso, elas ajudam a aumentar a disposição para a prática de exercícios, auxilia na locomoção e contribui para evitar a ocorrência de problemas ligados ao corpo e aos movimentos.


4 Prevenção e tratamento de lesões musculoesqueléticas

A partir do acompanhamento que o fisioterapeuta esportivo realiza, o atleta consegue obter um bom desempenho e chegar à sua melhor performance sem ultrapassar limites. Dessa maneira, são evitadas lesões;


5 Excelente para tratar problemas na coluna e articulações

A fisioterapia esportiva serve para tratar diversos problemas de coluna (discogênicos ou não discogênicos) e de ombros, punhos, joelhos e pés, que são exemplos de articulações periféricas.


A FisioResolut tem uma equipe pronta e especializada para lhe oferecer uma das melhores experiências em termos de tratamento fisioterapêutico, com condutas personalizadas e individuais a partir do conhecimento exato da condição física e clínica de cada paciente. Entre já em contato conosco e melhore a sua qualidade de vida com os nossos tratamentos!



bottom of page