Exercícios para pacientes com Tendinite Patelar

✅ Agachamento excêntrico: o primeiro passo é optar por uma estrutura dura para realizar o exercício. O paciente deve aumentar a base de apoio separando os pés até que estejam na largura dos ombros. Lentamente, ele irá dobrar os joelhos e o quadril (da mesma forma que faz quando se senta). Esse movimento de agachar para baixo deve prosseguir até que as coxas estejam paralelas ao chão e a posição deve ser mantida por 10 segundos. Transcorridos os 10 segundos, o paciente deve voltar lentamente à posição inicial. Devem ser executadas 3 séries de 10 repetições, com uma pausa de 60 segundos entre as séries. O profissional precisa orientar de perto o paciente para evitar que o agachamento exceda os níveis permitidos, ocasionando sobrecarga ao tendão patelar.


✅ Leg Press: essa máquina ajuda a estabilizar os joelhos e fortalecer a musculatura dos membros inferiores. Para esta finalidade, ao utilizar a máquina, o paciente deve se sentar com as costas em linha reta, bem apoiadas contra o encosto; colocar os pés na plataforma, de modo que eles fiquem abertos na largura dos ombros; manter os joelhos ligeiramente flexionados; trazer os joelhos em direção ao peito, segurando a descida da plataforma; retornar à posição inicial lentamente. O exercício deve ser realizado em 10 repetições, 3 séries e 60 segundos de intervalo entre as séries.



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