top of page

Fisioterapia Geriátrica: cuidados para a terceira idade


É esperado que com o passar dos anos alguns cuidados com a nossa saúde sejam redobrados. Na terceira idade, o corpo passa por um processo natural de desgaste que pode limitar certos movimentos e prejudicar algumas funções. Mas é possível prevenir algumas limitações e melhorar o condicionamento físico e a funcionalidade dos idosos com a Fisioterapia Geriátrica. Vamos saber mais sobre os benefícios deste tratamento no conteúdo da Fisoresolut.


Aumento da expectativa de vida


O processo de envelhecimento representa um período de grandes desafios. Se por um lado com o avanço da idade, acumulamos boas experiências, sabedoria,conquistas materiais e pessoais, por outro, também nos confrontamos com consequências naturais como algumas limitações para executar certas atividades cotidianas.

Mas isso não deve ser visto como um impeditivo para continuar a fazer o que se gosta. Cada vez mais, observamos que pessoas na terceira idade desejam permanecer ativas, produtivas, se realizando nas mais diversas áreas da vida.


Justamente porque, muitas vezes, é na terceira idade em que muitas dessas pessoas refletem sobre novos interesses, estudos e hobbies e desejam estar com a saúde em dia para viver essa fase. Segundo o relatório anual da OMS (Organização Mundial da Saúde), a média de vida do brasileiro chegou a 75 anos, acima da média mundial, que é de 71,4 anos.


Esses números são mais uma prova da importância de se promover um envelhecimento saudável, com medidas que garantam a qualidade de vida da população idosa.



O que é a Fisioterapia Geriátrica?


É uma área da Fisioterapia que atua na prevenção de doenças e reabilitação de pacientes idosos. Os procedimentos têm como finalidade melhorar a qualidade de vida, alívio das dores articulares causadas pela artrite e artrose, prevenir quedas, retardar o avanço da osteopenia e da osteoporose (enfraquecimento ósseo) facilitando a execução das atividades diárias por meio de exercícios de mobilidade e de fortalecimento, além dos treinos de equilíbrio e funcionais. Neste sentido, a Fisioterapia Geriátrica é recomendada em casos de:


- Surgimento de dores articulares e musculares;

- Diminuição da mobilidade das articulações comprometendo as tarefas do dia a dia.

- Perda do equilíbrio e da coordenação motora.

- Problemas de postura.

- Perda de força muscular.


Benefícios da Fisioterapia Geriátrica


O tratamento fisioterapêutico é fundamental na manutenção da qualidade de vida e reabilitação dos pacientes idosos. Entre os principais benefícios da Fisioterapia Geriátrica estão:


Redução de dores articulares e musculares


O surgimento de dores é uma das principais queixas desses pacientes porque impedem as atividades diárias, além de gerarem a sensação de incapacidade. Essas dores podem ter origem nas articulações – podendo envolver a coluna vertebral, ombros, cotovelos, punhos, quadril, joelhos e tornozelos. Também as dores de origem muscular podem se mostrar mais presentes nos pacientes idosos. Um dos motivos do surgimento das dores está relacionado ao desgaste da cartilagem articular, diminuição da mobilidade das articulações (juntas) e da força muscular. Em todas as situações a fisioterapia tem papel fundamental na restauração da função, diminuição da dor e na prevenção de quedas.


Fortalecimento da musculatura


O avanço da idade causa a diminuição natural da massa muscular. Assim, os exercícios da Fisioterapia Geriátrica atuam com foco na musculatura para retardar essa perda, preservando os limites do paciente e as funções do dia a dia.


Melhora a coordenação motora e equilíbrio


Um dos maiores riscos à saúde na terceira idade são as quedas. Com ossos mais frágeis, os idosos podem sofrer lesões e até fraturas, que retardam a sua recuperação. Os exercícios da Fisioterapia Geriátrica são muito importantes na prevenção desses acidentes.


Mas de todos esses benefícios, o principal a ser destacado é o bem-estar . Vivenciar essa nova fase com saúde física e mental é o que vai garantir uma boa qualidade de vida.


Por isso, conheça a Fisioresolut. Contamos com uma equipe de fisioterapeutas que também são especializados em Fisioterapia Geriátrica. Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços!

Comments


bottom of page