top of page

Má postura no trabalho: Como isso prejudica a sua coluna

Muitas pessoas sentem dores na coluna que se manifestam, justamente, dentro do ambiente de trabalho. As causas são as mais variadas possíveis e os incômodos chegam a ser debilitantes. Foi pensando nesse grupo de pessoas que esse conteúdo foi desenvolvido. Neste artigo mostraremos como é possível identificar os agentes causadores e promover alivio para a sua dor nas costas.


Fatores de risco para o desenvolvimento de dor nas costas


Embora algumas empresas busquem ofertar ergonomia e condições de trabalho confortáveis para seus funcionários, o ambiente de trabalho em si, ainda apresenta um dos principais fatores de risco pelos quais as pessoas sofrem com os mais variados tipos de dor nas costas. Dentre os principais fatores de risco, muito presentes no ambiente de trabalho, estão:


  • Estresse;

  • Equipamentos inadequados;

  • Ausência de objetos ergonômicos;

  • Posicionamento incorreto da tela computador.

  • Falaremos agora resumidamente sobre cada um desses fatores.

Estresse

O estresse se faz presente nas mais variadas situações de um ambiente corporativo. A pressão pelo alcance de metas, desentendimentos com colegas de trabalho, situações comerciais adversas e competições debilitantes deixam funcionários estressados e desequilibrados, favorecendo a ocorrência de tensões musculares que, em um curto período de tempo, podem se transformar em desconfortáveis problemas de saúde.

Equipamentos inadequados

Muitas empresas ainda não fornecem equipamentos adequados para que seus funcionários trabalhem de modo confortável. Mesas e cadeiras são os principais objetos em desacordo com a ergonomia da coluna.


Muitas vezes não é possível regular a altura da cadeira com a da mesa, o que faz com que uma postura inadequada seja adotada para que o trabalho seja exercido. Assim, em pouco tempo, o funcionário estará sentindo dores em algumas regiões do corpo, devido às compensações adotadas pela má postura.


Ausência de objetos ergonômicos

Apoio para os pés, descanso para os pulsos, apoios para monitores são exemplos de objetos que favorecem a manutenção da postura adequada. No entanto, ainda não são todas as empresas que fornecem esses acessórios capazes de evitar ou causar diminuição do desconforto.


Posicionamento incorreto da tela do computador


Em algumas situações, a empresa pode oferecer todo o suporte necessário para que um bom trabalho seja desempenhado, mas o erro nesse caso pode vir do funcionário. Não alinhar a tela do computador à altura dos olhos é uma falha cometida por muita gente que resulta em má postura, cansaço visual e dores na nuca e nas costas.


Dicas importantes para aliviar as “dores do escritório”


Simples medidas podem ser tomadas como forma de aliviar as dores causadas pelo ambiente de trabalho. Dentre as principais delas estão:


  • Fazer pausas, em média a cada 60 minutos, e praticar alongamentos com freqüência;

  • Ficar atento à postura enquanto trabalha;

  • Prezar pelo uso de objetos ergonômicos;

  • Evitar situações estressantes.


Diminuição da dor nas costas: como alcançar?


Muitas vezes, mesmo com um ambiente ergonômico adequado e seguindo as dicas básicas de postura e relaxamento, as dores em pontos específicos do corpo tendem a continuar incomodando. Nesse momento é preciso ter em mente que se automedicar com analgésicos não é uma boa ideia, pois esses agentes têm ação paliativa e irão apenas mascarar a dor e não resolverão os problemas. O ideal é, portanto, buscar por ajuda profissional especializada.


Os profissionais da Fisioresolut são os especialistas em fisioterapia musculoesquelética e estão aptos para fazer o diagnóstico da causa da dor e assim, indicarem qual é o tratamento mais adequado para cada paciente.


Sentir dor, muitas vezes não é uma escolha, mas continuar com ela é algo totalmente opcional. Não permita que uma dor na coluna prejudique a sua vida.


Agora que você já sabe como é possível diminuir a dor, que tal aprender sobre massagens e alongamentos? Para isso, basta acessar esse link e aumentar seu conhecimento na área de coluna.

bottom of page