top of page

O que é dinamometria e como pode mensurar a força muscular?

Você sabe o que é um aparelho de dinamometria? E porque ele é importante na fisioterapia? Nesse texto, você vai entender o que esse aparelho faz, e qual a sua relevância ao falar da força muscular.


Para começo de conversa: o que é dinamometria?



A dinamometria é realizada em um aparelho conhecido como dinamômetro. Ele registra o trabalho realizado através dos movimentos articulares. E sabe qual é a importância dele? Por meio dele, os profissionais podem identificar desequilíbrios ou déficits musculares. Estes podem levar até ao desgaste das articulações.


O aparelho tem a ver com a força, ele mede a intensidade de fo


rça, algo medido em quilograma-força e em Newton.


A dinamometria e a força muscular…



A primeira coisa que você precisa saber é que com a dinamometria, você terá a sua força avaliada, ou seja, quando você estiver fazendo o exame, a sua força será calculada, e com isso, o profissional de fisioterapia vai poder avaliar a sua força.


A dinamometria é de grande importância para a fisioterapia por que ele avalia a força muscular, e não ficará apenas no subjetivo. Nós estamos aqui falando de algo objetivo, o que faz o profissional ter uma certeza absoluta de como pode ajudar o paciente que precisa de ajuda em determinado músculo.


E com a fisioterapia?




Existem dois tipos de força: a dinâmica e a estática, que é utilizada para definir o estudo e dar força sobre os corpos tanto em repouso, quanto em movimento. Quando um profissional realiza uma avaliação de força, os profissionais de fisioterapia, eles vão estar identificando cada tipo dessas forças.


O aparelho de dinamometria pode avaliar tanto a força dinâmica e a estática, o método isométrico avalia a força estática, aquela que não tem movimento algum. E o método isotônico avalia a força dinâmica, aquela que está em movimento. Com isso, as avaliações dão uma base para o profissional de fisioterapia para poder avaliar qual tratamento o seu paciente precisa.




Ou seja, se você está pensando em procurar um tratamento em fisioterapia, saiba que é bom escolher aqueles que são técnicos, que se baseiam em avaliações, e não fiquem no subjetivo, ou fiquem n


os ‘achismos’. Avaliações realizadas com o auxílio de aparelho de dinamometria só fazem com que os profissionais de fisioterapia tenham mais segurança e se baseiam em algo concreto para realizar o tratamento mais adequado.


Mas se você tem dúvida ainda se deve procurar um profissional de fisioterapia, saiba que todos os profissionais envolvidos com a FisioResolut são especializados e atendem os mais variados membros do corpo humano, além de ter uma parceria com o Instituto Trata. Acesse o nosso site e marque seu horário com um dos nossos profissionais.

bottom of page