top of page

O que é escoliose lombar?




A escoliose lombar consiste em uma deformidade na coluna vertebral que acontece na região inferior das costas, levando a um desvio lateral, extensão e rotação das vértebras. Esta alteração pode formar curvas em formato “C” ou em “S”. Há 2 tipos de escoliose lombar: a tóraco- lombar e a lombar. Conheça as principais causas e que terapias são mais eficazes para cuidar de quem sofre com a doença nesse conteúdo da FisioResolut.




Sinais e sintomas da escoliose lombar


A escoliose pode atingir principalmente adolescentes em fase de crescimento e esta deformidade pode ficar instalada ao longo da fase adulta.

Ao contrário de que muitos pensam a escoliose não é um fator causal de dor, mas pode levar alterações na estética, uma maior rigidez na coluna lombar, inclinação no quadril gerando uma assimetria de comprimento nos membros inferiores.

A escoliose lombar ainda pode ser classificada de acordo com o lado para o qual a coluna está curvada. Sendo assim, ela pode ser chamada de convexidade esquerda ou direita, e ainda dextroconvexa.




Principais causas de escoliose


A escoliose lombar pode ser provocada por diversos fatores. Ela pode ser congênita, que acontece em razão de um problema na formação dos ossos da coluna vertebral; neuromuscular, aqui neste caso ela é causada por um problema neurológico, como paralisia cerebral, e decorrente de distrofias musculares; e, por último, idiopática, isto é, sem uma causa conhecida.




Tratamentos


Os tratamentos mais eficientes para cuidar da escoliose sempre pressupõem um olhar individualizado para o paciente e que contemple as suas especificidades.

A fisioterapia por sua vez, vai evitar uma progressão desta deformidade através de exercícios específicos para a curva de cada paciente,

Esses exercícios específicos consistem na autocorreção da curva do paciente e inseri-los em atividades do dia a dia, treino de mobilidade da curva e força.

Atividades esportivas são extremamente importantes e são indicados no momento certo do tratamento, a fim que o paciente possa se tornar cada vez mais ativo e assim ter uma qualidade de vida melhor.

Os profissionais da FisioResolut utilizam técnicas diversas para o tratamento dos pacientes que possuem escoliose e garantir uma melhor qualidade para eles. Antes de iniciar o seu tratamento, nós realizamos uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido. Para cada tipo de alteração postural e para cada tipo de lesão, existe um caminho e uma técnica ideal. Marque já a sua avaliação conosco!


bottom of page