top of page

Por que massagens e alongamentos muitas vezes não resolvem sua dor nas costas?

Saiba aqui, porque certos procedimentos podem não resolver essa incômoda condição de saúde e ainda agravar o problema.


A dor nas costas é o segundo maior motivo de visitas a médicos no Brasil, ficando atrás apenas da cefaleia, a popular dor de cabeça. De acordo com dados da OMS – Organização Mundial da Saúde, mais de 80% das pessoas já sofreram em algum momento com algum tipo de dor lombar.


Falando em economia, a dor nas costas representa grandes prejuízos financeiros para empresas e para o país, visto que é a principal causa de afastamentos trabalhistas em pessoas com menos de 45 anos de idade, no Brasil. Anualmente, mais de 100 mil brasileiros recebem algum tipo de auxílio doença por conta desse problema de saúde.


Tratamentos mais comuns para aliviar a dor nas costas

Muitas pessoas, ao invés de procurarem profissionais de saúde especializados, preferem recorrer a tratamentos alternativos para se verem livres dos incômodos e desconfortos causados pela dor nas costas.


Dentre os tratamentos mais comuns para tentar amenizar essa condição de saúde estão:


  • Uso de medicamentos orais;

  • Uso de cremes, sprays e pomadas locais;

  • Alongamentos;

  • Massagens.


Infelizmente, esses tratamentos, quando não acompanhados por um profissional, podem não identificar a real causa do incômodo e ainda agravam o problema. Entenda porque:


Uso de medicamentos orais


Existe atualmente uma infinidade de fármacos comercializados sem necessidade de receita médica. Dentre os preferidos da população estão os anti-inflamatórios e analgésicos. A utilização de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos de forma indiscriminada ameniza o incômodo de maneira rápida, mas afasta o paciente da busca pela causa da dor e ainda pode motivar a dependência.


Uso de cremes, sprays e pomadas locais


No mesmo pensamento de medicamentos orais, é comum o uso desses fármacos de uso tópico, aqueles aplicados sobre a pele com o intuito de amenizar a conhecida dor nas costas. A grande oferta desse tipo de produto nas farmácias facilita e incentiva a automedicação e dificulta a procura por profissionais especialistas que poderiam pôr fim às dores.

Alongamentos


Qualquer pessoa pode buscar por técnicas de alongamento na internet, ou então, procurar aulas específicas em academias do bairro. Embora à primeira vista alongar-se pareça algo positivo para amenizar a condição de quem sofre com dor nas costas, a prática não assistida por um profissional pode agravar o problema e intensificar o incômodo.


Massagens


Nos dias atuais, há muitos profissionais da saúde que possuem conhecimento da anatomia que prestam serviços de massagem. Entretanto, há aqueles que apenas são massagistas ocasionais, sem conhecimento aprofundado em coluna ou estruturas músculoesqueléticas. Embora a massagem seja uma prática considerada relaxante, ela é capaz de aliviar a dor nas costas de maneira pontual. Entretanto, um massagista sem conhecimentos anatômicos adequados pode estimular músculos e nervos de forma inadequada e provocar mais dor ao final de uma sessão.


Exercícios de fortalecimento ajudam a amenizar a dor nas costas


Todas as técnicas mostradas anteriormente só servem para mascarar o problema da dor nas costas, ou seja, eles visam dar uma solução momentânea para o incômodo, mas não ajudam a identificar os fatores que causam o problema.


Por isso, contar com profissionais formados em fisioterapia e com conhecimento anatômico aprofundado é a melhor saída para reverter esse sofrido problema de saúde.


Dentre as melhores formas de se tratar a dor nas costas estão os exercícios de fortalecimento que promovem sustentação da coluna, fazendo com que, em um curto período de tempo, as dores se tornem coisa do passado. Esses exercícios variam de paciente para paciente, e são indicados por profissionais especialistas após uma avaliação individualizada.


Sofre com dor nas costas? Então, busque profissionais capacitados e que sejam capazes de identificar a causa do problema e propor o tratamento adequado ao seu caso.


A Fisioresolut possui equipe especializada em tratamentos de dores na região da coluna vertebral, equipamentos para o correto diagnóstico e o cuidado e atenção que você precisa para recuperar seu bem-estar.Fiosoresolut possui equipe especializada em tratamentos de dores na região da coluna vertebral, equipamentos para o correto diagnóstico e o cuidado e atenção que você precisa para recuperar seu bem-estar.

bottom of page