top of page

Pré-menopausa: esta pode ser a causa de sua dor nas costas

Você sabia que a pré-menopausa e a dor nas costas estão interligadas? Se você é mulher ou conhece alguma que sofre com dores nessa região do corpo, não deixe de ler este post. Ele foi feito para você!


Que mulheres são mais resistentes e sabem lidar melhor com dores e incômodos do que os homens, todos já sabem. No entanto, devido às variações hormonais, esse tipo de problema no público feminino tende a se agravar ao longo do tempo. Embora muitas mulheres não façam uma conexão adequada, a pré-menopausa e dor nas costas estão intimamente ligadas.


O que é a pré-menopausa


A transição da mulher do período reprodutivo para o não reprodutivo recebe o nome de pré-menopausa. Essa condição do organismo feminino costuma durar entre 3 e 7 anos e geralmente se inicia nas mulheres com cerca de 40 anos de idade.


A pré-menopausa ocorre por conta da diminuição gradativa de hormônios sexuais femininos, como o estrogênio, o LH e o FSH, por exemplo, o que resulta em alterações facilmente notáveis tanto na parte física, se expressando na famosa dor nas costas, quanto na parte mental, quando surgem frequentes alterações de humor.


Nesta fase ocorrem alterações funcionais e estruturais em diversos órgãos e sistemas do corpo humano, bem como psicológicas e sociais, as quais podem interferir na condição postural. Além da questão hormonal e metabólica, no período de pré-menopausa, a musculatura, articulações e tecidos ósseos femininos, também se tornam mais frágeis.


O sexo feminino tem uma maior propensão de ocorrer a redução da massa óssea quando comparado com o homem, o que desencadeia um desequilíbrio na remodelação óssea, tendo por consequência a osteopenia e futuramente a osteoporose. Além disso, ocorre um aumento da curvatura da coluna torácica, não somente devido a uma degeneração das vértebras, mas também à osteoporose já citada e alteração nos discos intervertebrais, gerando desta forma a sobrecarga das estruturas que geram estabilidade para a coluna.


Existe também uma redução da capacidade dos ligamentos da coluna vertebral e fraqueza dos músculos extensores do tronco, responsáveis pela manutenção da postura e proteção articular. Essa alteração biomecânica da coluna vertebral (movimentação externa e interna), promove uma alteração na distribuição das cargas nos corpos vertebrais, o que acentua o risco de sobrecargas nos discos intervertebrais e alterações das inervações vertebrais.

Pré-menopausa e dor nas costas, uma condição que pode ser amenizada


Todas essas alterações morfológicas estão associadas à uma menor independência nas atividades de vida diária e redução da performance física, como a diminuição do equilíbrio, redução do controle postural e lentificação do caminhar, bem como o risco de quedas. Além disso, a hipercifose e demais alterações nas curvaturas vertebrais podem causar dores através de seus ligamentos e músculos.


Dessa forma, muitos estudos apontam a importância da prática de exercícios físicos nesse momento da vida feminina. É de grande influência a atividade física na prevenção e tratamento da dor, para ganho ou manutenção da qualidade de vida. E, de um modo geral, aumento da força muscular, da flexibilidade, da melhora da coordenação e do equilíbrio.


Programas de exercícios físicos que incluem alongamentos e fortalecimentos para os músculos extensores da coluna podem ser benéficos para a melhora da postura e, consequentemente, atenuar as alterações biomecânicas sobre as vértebras.


Agora, você já sabe que a dor nas costas pode estar relacionada com a pré-menopausa, mas ainda há outros fatores que envolvem as questões hormonais e musculares.


Músculos, cartilagens, articulações e ossos possuem receptores de estrogênio, hormônio que tem seus níveis alterados no período da pré-menopausa. Quando essa alterações hormonais ocorrem, incômodos e dores nas costas podem surgir.


Para muitas pessoas, essa condição é difícil de identificar, mas alterações hormonais prejudicam diretamente a musculatura e esta é uma das principais causas de dor nas costas em mulheres em pré-menopausa.


Entrar nesse delicado período de oscilações hormonais é algo que não pode ser evitado, mas buscar ajuda para superar seus incômodos é perfeitamente possível!


Não deixe que a dor nas costas acabe com seu bem-estar e alegria de viver! Nós da Fisioresolut somos especialistas em problemas de coluna vertebral e podemos ajudar a minimizar suas dores e trazer de volta a sua qualidade de vida. O bem-estar de nossos pacientes é a nossa maior motivação!


Siga-nos no Instagram para ter acesso a outros conteúdos relacionados à sua saúde e agende uma avaliação com nossa equipe de fisioterapeutas!

bottom of page